terça-feira, 12 de outubro de 2010

eixo 4

Sem dúvida, durante este semestre o que mais me chamou a atenção e também o que mais contribuiu para o meu aprendizado foi a integração entre as diferentes disciplinas. Tanto que ao fazer tags para postagens no blog, muitas vezes ficava em dúvida qual era a referida disciplina.
Cito como exemplo uma atividade de matemática, sobre a resolução e formulação de problemas, que pode ser feita a partir de uma gravura ou uma tirinha de humor. Jamais havia imaginado usar este tipo de material numa aula de matemática. Até então, só a havia imaginado numa aula de português.
Neste aprendizado sobre espaço e tempo, também considero importante o destaque para considerarmos o que o nosso aluno já sabe sobre determinado assunto, ou quais os conhecimentos prévios que ele já tem sobre o conteúdo a ser desenvolvido. Assim, a atividade de representar através de desenhos palavras dadas na disciplina de ciências veio mostrar que já temos nossas concepções ao estudar determinado assunto. Ver como os alunos representaram de diferentes formas a palavra “saudade”, por exemplo, veio confirmar a necessidade de sabermos sobre esse conhecimento prévio que o aluno tem sobre determinado assunto.
Da mesma forma isso ficou comprovado na disciplina de estudos sociais, com as leituras feitas sobre o planejamento. Planejamento este que não precisa prever todas as atividades a serem desenvolvidas, deixando espaço para a criticidade dos alunos e para as curiosidades que irão surgindo no desenvolvimento do conteúdo. Ficou claro em ambas as disciplinas que é importante considerar o que o aluno já sabe sobre determinado assunto, ou o que ele pensa sobre isso.
Outra integração entre as disciplinas foi a atividade com mapas oportunizada – vejam só – na disciplina de matemática. Mapa não era assunto da geografia?
E os números, tantos, que fazem parte da nossa vida? Assunto de matemática, de história, de geografia. Linha do tempo...etc.
Uma atividade de matemática, sobre espaço e forma, necessitava responder sobre a maneira como os alunos vêem o mundo. Poderia e é também uma atividade de geografia.Enfim, todas as disciplinas estavam interligadas, evidenciando assim que meu aprendizado maior foi nessa questão: a interdisciplinaridade

Um comentário:

Marga disse...

E tu te destes conta, Jandira, do que representa o tempo e o espaço nesse período de apropriação de novas aprendizagens? Muitas foram as experiências e muitos os desafios! inúmeras as satisfações em poder usufruir dessa formação!Abracitos somáticos!