domingo, 26 de setembro de 2010

eixo 3

Para mostrar o que aprendi no semestre e apliquei em sala de aula, vou escolher apenas uma situação concreta.
Trata-se de uma atividade da disciplina de Literatura, sobre a contação de histórias. Sempre gostei muito de contar alguma "história", algum fato, geralmente acontecido comigo, durante minhas aulas. Os alunos gostam muito disso e penso que esse é um dos fatores que me faz ter bastante empatia com eles, evitando situações de indisciplina em sala de aula.
No entanto, quando contava esses "causos", o fazia de maneira discreta e sem muita ênfase nem certeza se deveria fazê-lo. Depois de tomar conhecimento das regras da contação de histórias, passei a contar minhas histórias com toda a segurança e emoção.
Em uma de nossas aulas presenciais tivemos que contar uma história, em grupo. Contamos "A verdadeira história do Lobo Mau". Foi emocionante, engraçado e prazeroso. No dia seguinte, contei aos alunos sobre a minha aula e resolvi contar a história para eles também. E o sucesso se repetiu. Foi aí que eles sugeriram que eu fizesse com eles a mesma atividade. Não teve dúvida: os dividi em grupos e pedi que cada grupo escolhesse uma história para contar. Formaram-se 14 grupos, pois tenho duas turmas. Para que a atividade ficasse ainda mais interessante, convidamos duas turmas de 1º ano para assistir a contação. Dos 14 grupos, a metade já se apresentou e os demais o farão na próxima semana. Quase todos foram muito bons. Alguns, excelentes. Até mesmo alunos tímidos, que eu pensava que não iriam fazer, o fizeram com prazer. E a platéia era grande! Os próximos grupos estão ansiosos por se apresentar. Quando retornamos para a sala de aula, fizeram uma auto-avaliação que igualmente me surpreendeu, pois souberam identificar muito bem o que estava bom e o que deveria ser melhorado.Para o próximo ano letivo, certamente a contação de histórias fará parte do conteúdo de Língua Portuguesa, nas 5ªs séries.     

Um comentário:

Marga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.