domingo, 18 de outubro de 2009

Pequena experiência com a garotada surda

Perto da minha escola, existe uma escola especialmente para alunos surdos. Por incrível que pareça, pouquíssimas pessoas da comunidade conhecem esta escola.
Houve um tempo em que eu ia ao trabalho usando o ônibus. E foi no ônibus que comecei a ter contato com a garotada surda, que se dirigia a esta escola especial no mesmo horário. Percebi, com o tempo, que o motorista e o cobrador do ônibus já conseguiam interagir com os adolescentes, especialmente às segundas-feiras, depois de um domingo com jogos da dupla grenal. Ficavam "gozando" uns dos outros, colorados ou gremistas. E eu achava aquela interação muito bonita.
Certa vez, desenvolvendo o conteúdo dos cinco sentidos com meus alunos, os levei para conhecer esta escola. Eu também não conhecia de perto. Fomos a pé, em 10 minutos, tão pertinho ela fica.
Fomos muito bem recebidos e a visita foi inesquecível. A escola é bonita, bem aparelhada. Conhecemos todas as salas de aula, desde os bem pequenos até os adolescentes. São poucos alunos em cada sala. No máximo dez. Salas bonitas, cheias de material visual, mas sem estarem poluídas visualmente. Os alunos fazem cada série em dois anos, pois o processo de aprendizado é mais lento em função da falta de audição.
Quando dá o sinal sonoro de fim de período ou início de recreio, várias lâmpadas espalhadas por toda a escola ficam piscando. Fizemos o lanche com eles, brincamos juntos no recreio. Foi muito bom.
Agora, nesta semana, teremos em minha escola a mostra cultural. Várias atividades irão acontecer. E uma delas será um espetáculo de dança apresentado, adivinhem por quem? Por alunos surdos desta escola especial! Sim, eles irão dançar!
Meus alunos e eu estamos ansiosos pra ver. Depois eu conto como foi.

2 comentários:

Marga disse...

Jandira, que bacana esse relato! registrar essas impressões é algo que todos nós educadores deveriamos fazer, porque além de ser um exercício de reflexão é um um elemento enriquecedor importante na nossa prática. Agora é só esperar a continuidade. Valiosa essa tua habilidade de observação e interação. Parabéns!

Leonardo Porto disse...

Prezada Jandira,

você está mantendo uma boa periodicidade nas postagens, mas gotaria de lembrar-lhe dos passos para se realizar uma postagem que seja uma efetiva auto-avaliação:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.
2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.
3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.
4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.
5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?
6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;
7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.