Depois de ler o texto "Alfabetização de Adultos: ainda um desafio", de Regina Hara, fica evidenciada que a leitura do mundo é diferente da leitura da palavra. E é por isso que adultos não-alfabetizados conseguem interagir na sociedade, trabalhando, pegando ônibus, indo ao banco, criando seus filhos, etc. Sabem ler o mundo e por que não a palavra?
É preciso que o educador parta daquilo que os educandos já sabem, sejam eles adultos ou crianças. Mas especialmente em relação aos adultos, é preciso também que os professores realmente admitam sua ignorância em relação aos conceitos que adultos não-alfabetizados já sabem, para então partir daí no seu processo de alfabetização.
Para o sucesso dessa alfabetização, é necessário preparar os professores para isso, proporcionar um bom ambiente de aprendizado (adultos vêm cansados para a escola) e especialmente dar segurança física ao corpo docente e discente, já que escolas que oferecem EJA normalmente estão nas periferias muitas vezes desassistidas.
Pessoalmente, penso que deve ser um imenso prazer tornar um adulto não-alfabetizado capaz de deixar um bilhete para o filho ou conseguir ler um recadinho de carinho enviado por colega de aula!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Jandira, abençoada! Que sensibilidade em tecer essa postagem! Tu estás teorizando, com uma suavidade digna de elogios...Parabéns, parabéns!
Se agregares tuas impressões e os saberes que tu te apropria...sai um belo artigo! Confira no blog da tua colega Lisiane, sugeri a ela também acessar a revista SINEPERS. Seria otimo ter produções suas lá. vamos nos informar, valoriza tua formação acadêmica e abre horizontes para novas produções!
Jandira, os desafios são muitos, mas o importante enquanto professores e da Eja estarmos atentos as experiências de vida dos alunos, que estas vivências façam parte do processo de alfabetização, que proporcionemos um momento de aula prazerosa, que instigue seus conhecimentos como parte do processo e que façam disso um alicerce para a alfabetização e para tingirem seus sonhos.Bjs.
Postar um comentário