Motivada pela leitura de trecho retirado de A máscara da benevolência: a comunidade surda ameaçada., de Harlan Lane, creio que a formação de professores surdos é muito importante para o fortalecimento da comunidade surda. Dessa forma, a maneira de ensinar os surdos não seria como se fosse uma aula para ouvintes. Conheço uma escola para surdos, onde quase todos os professores são ouvintes. Mas se a maioria dos professores fizesse parte da comunidade surda, certamente a forma de ensinar seria diferente.
Algumas mudanças já aconteceram na sociedade ouvinte, mudanças que se instalaram por reivindicação da comunidade surda. Por exemplo: assistindo tv, alguns canais oferecem tradução para Libras de grande parte de sua programação. Por isso, agora costumo prestar atenção aos sinais, na tentativa de aprender algo sobre a língua. Também tenho sentido necessidade de conhecer um pouco da língua para poder agradecer ao rapaz ou moça que me atendem no supermercado. Ou de poder me comunicar com eles, simplesmente.
Como a comunidade surda está cada vez mais atuante, é necessário que se eduque a comunidade ouvinte para que tenha condições de interagir com ela. Uma forma seria incluir no currículo escolar o ensino de Libras, como se faz com o ensino da língua inglesa, por exemplo. Assim, os ouvintes estariam preparados, desde pequenos, a conviver com a comunidade surda, sem dificuldades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Jandira, primeiramente quero te parabenizar pela organização e pelo teu empenho em manter atualizado teu portifólio. Depois enaltecer a importância do que expressas nos teus textos. Mas não podemos esquecer que a especificidade que é retratada nessa interdisciplina só existe porque não é a realidade da maioria das pessoas, nao é? ou será que seria diferente se em nossas escolas ja houvesse essa reciprocidade na interação entre o o surdo e ouvinte? Que medidas deveriam ser arquitetadas e aplicadas para chegarmos mais rápido a essa realidade tao desejada? Algo que nao seja utópico, mas possível de ser feito?
Abracitos..
Postar um comentário