Nesta semana que está iniciando, levarei os alunos para uma visita ao centro histórico de Hamburgo Velho. A intenção é mostrar-lhes a Casa Schmidt-Presser e a Galeria de Arte Ernesto Frederico Scheffel. Ambas fazem parte da Fundação Scheffel e são o núcleo da imigração alemã na cidade.
Durante a semana, como preparação para essa saída de campo, fizemos já uma visita virtual a estes locais. No Laboratório de Informática, os alunos puderam visualizar parte do que irão ver e tomar conhecimento de várias informações a respeito do local.
O site da Fundação abre com uma das telas do referido pintor, e esta tela retrata uma mulher semi-nua. E isto foi motivo de piadinhas por parte de alguns alunos, meninos. Neste momento, fiz uma intervenção a todos, explicando-lhes o quanto era comum que artistas pintassem o nu, de forma geral. Expliquei-lhes também o porquê e o significado que tem, em arte. Enfim, tive que dar uma rápida aula de arte.
Mas ainda bem que foi na visita virtual. Penso que se este tipo de reação tivesse sido na visita real, eu me sentiria um tanto constrangida com o fato, diante do guia que estaria nos acompanhando. Assim, agora os alunos já estão plenamente preparados para entender melhor tudo o que verão e também poderão entender melhor as explicações que receberão durante a visita, na próxima terça-feira. Graças à tecnologia da informação!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Em que tu fundamentas a certeza com que tu te referes a plenitude da preparação da turma? A atividade é instigante e promete inúmeras sensações e emoções que poderiam servir como elementos ricos para a constituição de um PA. Será quem em Ciências Humanas podemos nos certificar que tudo pode ser previsto? .quanto a conceitos e expectativas, é possível mensurar o que cada um ira sentir diante a uma obra histórica ou artística? Abraços.!
Postar um comentário