Ao iniciar o estudo sobre a cidade com meus alunos, comecei com a nossa localização. Apresentei-lhes o globo terrestre, o mapa-mundi, o mapa do Brasil, do RS, para finalmente chegar a Novo Hamburgo. Esses mapas e sua apresentação causaram bastante interesse nos alunos. Mas fiquei surpresa com o fato de poucos deles já terem visto estes mapas anteriormente. O quanto eles desconhecem os conceitos de mundo, país, estado, cidade e até mesmo bairro foi algo que aprendi nessa aula. Muitas vezes creio que nós, professores, partimos do pressuposto de que nossos alunos entendem nosso vocabulário, compreendem conceitos que imaginamos já ser de seu domínio, enfim, que estão entendendo o que queremos mostrar. Mas nem sempre isso acontece. E eles se calam para algumas vezes apenas ouvir, mesmo sem entender.
Em certo momento, um aluno perguntou: "por que tem que ser assim, tudo dividido em pedaços? por que não pode ser uma coisa só, tudo/todos juntos?" É, a aula foi rica!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Esse registro do que tu relatas na tua postagem, Jandira ,é que evidencia o que se tornou significativo pra turma e para tua reflexão.Entretanto ainda faz-se necessário o embasamento teórico, já que tem autores que confirmam isso e que tornará tua reflexão, acadêmica. Parabéns pela clareza e pela satisfação que deixas a nos leitores, ao compartilhar contigo esse momento da tua formação.
Postar um comentário