sábado, 5 de setembro de 2009

Comênio

Hoje tive o prazer de conhecer um pouco sobre a vida e obra de Comênio, considerado o "pai da Didática", e suas idéias pedagógicas, fazendo a relação com o atual cotidiano escolar.
Comênio viveu no século XVII e sua obra principal denomina-se "Didática Magna".
Encontrei vários elementos da pedagogia de Comênio no meu cotidiano escolar. Já há 300 anos, ele recomendava, entre outras coisas, que as aulas não fossem sobrecarregadas de informações e que deveriam ser alternadas com conversa, brincadeira, música.
Em meu cotidiano escolar essa prática se faz presente, pois as aulas são alternadas com atividades lúdicas, esportivas, artísticas e com hora do conto.
Mas surpreendeu foi o fato de isso ter sido idealizado há tantos séculos atrás. Se hoje faz parte da prática escolar, nem sempre foi assim. É uma prática recente e que foi adotada a fim de viabilizar que os professores tenham cumpridas suas horas atividade, enquanto os alunos estão nessas outras atividades.
É uma coisa boa, mas não foi implantada pensando nas necessidades dos alunos, como propunha Comênio. Ao contrário do que ele imaginava, nossa prática pedagógica ainda está centrada no professor.

Um comentário:

Marga disse...

Querida Jandira

É com imenso prazer que passo a comentar tuas postagens. Desejo ser um elemento importante na aquisição de novos aprendizados!Aos poucos vou reconhecendo tua forma de registrar tuas ideias e impressões.Instigante tua reflexão quando relacionas o texto lido ao atual cotidiano escolar, ainda mais ao teu próprio contexto.A prática é uma aliada para assimilar o que a teoria nos apresenta. Dessa forma, o que tu pensas que seria necessario a escola atual se apropriar para que haja uma prática pedagogica centrada no aluno?